0
Sim, trata-se de correr pelos trilhos dele, o lince

lince696

Corre-se este sábado o Trail do Lince nas serranias algarvias. Perguntámos à organização o porquê e o para quê deste evento. A resposta é uma: o ameaçado lince ibérico. Discurso direto:

Porquê o Trail do Lince?

O Lince Ibérico é uma das espécies mais ameaçadas do mundo e a FIRE!, que organiza o Trail do Lince, sempre teve uma preocupação social e ambiental bastante vincada, fruto da proximidade com o World Wild Fund e a Liga para a Proteção da Natureza. O Trail do Lince surge como uma forma de contribuirmos para a preservação desta espécie e para que se torne uma causa de todos. Assim, juntamos o melhor de dois mundos: potenciamos o crescimento do interesse do público pelas caminhadas, pela corrida, pelo trail, por hábitos saudáveis; e captamos a atenção para a preservação do ambiente e das espécies, em especial do lince ibérico, o único grande mamífero carnívoro endémico da Península Ibérica e infelizmente em extinção. No cumprimento desta causa, temos como missão colocar a sustentabilidade no centro das prioridades da população através da prática desportiva e pretendemos ainda conjugar a promoção turística de zonas do país pouco desenvolvidas social e economicamente, bem como a promoção da saúde, da segurança e do bem-estar.

Como surgiu a ideia da campanha “Adota um lince ibérico”? 

A ideia do “Adota um Lince Ibérico” surge do interesse em que esta causa perdure para além do dia do Trail e sensibilize mais familiares e amigos. Ao conseguirmos que as pessoas levem para casa um peluche (a mascote) – símbolo da adoção do Lince Ibérico – estamos confiantes de que esse ato será muito mais valorizado e cativará inclusive os mais novos para temas de conservação e de património natural.

Quanto de cada inscrição reverteu a favor de que organizações?

Ao adotar o Lince Ibérico (aquisição do peluche WWF), contribuiu imediatamente com 5€ de donativo para a LPN e o WWF.

Que fundos pretendem angariar?

Em 2015 tivemos 300 inscrições. Este ano queremos duplicar e de ano para ano crescer mais e melhor, tornar este um evento que todos conheçam e de que queiram fazer parte. Ficaríamos bastante contentes se conseguíssemos mais de três mil euros. E duplicá-los no ano seguinte, e consecutivamente. 

Os trilhos são os do Lince?

O Trail do Lince é o único evento desportivo que permite aos participantes correr e caminhar pelos trilhos do Lince Ibérico (Silves e Monchique). Estes trilhos estão habitualmente vedados ao público. Uma vez por ano, para o Trail do Lince, dá-se a oportunidade aos participantes de percorrerem e desfrutarem destes caminhos.

O lince é ibérico. O trail pode sê-lo?

Tendo em conta que se trata de um felino que só existe em Portugal e Espanha e que estes dois países continuam a apostar fortemente na reintrodução da espécie nos seus territórios naturais, a FIRE! pretende, a curto prazo, com o apoio das entidades envolvidas nessa causa, replicar a mecânica implementada em Portugal : adoção do Lince Ibérico e acesso a caminhadas e corridas em trilhos especiais. A esta altura, há esse desejo e queremos que se torne uma causa Ibérica. Estamos perante verdadeiro Património Natural, que todas as gerações devem conhecer e preservar!

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar