0
Do Paleozóico ao UTAX, passando pelo Porto e por Lisboa

axtrail696

É o fim de semanade todas as provas. Ou quase. Quer dizer, de quatro. Mas das boas: a Meia Maratona de Lisboa, a Corrida do Dia do Pai no Porto, os Trilhos do Paleozóico em Valongo e o Ultra Trail das Aldeias de Xisto (UTAX) na Serra da Lousã.E nelas estão uns milhares de adeptos da corrida de montanha.

Se Lisboa dispensa apresentações – é a ponte, senhores, a ponte -, o Porto já enraizou o Dia do Pai como incontornável arranque de milhares de “carreiras” na corrida amadora. E, a meio caminho entre ambas, há o UTAX. Este ano são cerca de 1400 os atletas participam inscritos nas três provas, muitos deles na estafa de 110 km que arrancou às zero horas deste sábado, ligando Miranda do Corvo a dez aldeias do xisto e às alturas da Lousã.

“Pretendemos, por um lado, dar a conhecer e promover a Serra da Lousã e as aldeias do xisto e, por outro, fomentar a prática desportiva na natureza”, diz Fernando Pinto, da Go-outdoor, de Condeixa-a-Nova, organizadora do evento que conta ainda com distâncias de 50 km, 22 km e 10 km e com atletas estrangeiros de Espanha, Venezuela, Hungria, Holanda e Inglaterra.

Com os seus 110 quilómetros e cerca 5300 metros de desnível positivo acumulado, o UTAX decide este ano a Taça de Portugal da modalidade, integrando também o Circuito Nacional de Trail Ultra Endurance da Associação Trail Running Portugal. O domingo oferece a parte mais bonita: o AXtrail Kids e, sibretudo, o AXtrail da Inclusão, em que pessoas com dificuldade motora são levadas pelos trilhos em Joelettes (cadeiras com uma roda puxadas por três atletas).

Mais a norte, Valongo vê estrear-se o Circuito dos Trilhos de Valongo com a já mítica prova dos Trilhos do Paleozóico. Aqui 1800 corredores propõem-se atravessar as Serras de Santa Justa, Pias e Castiçal, passando pelo Parque Paleozoico de Valongo e por locais impensáveis escondidos a escassos 15 km do Porto. Há os rios Simão e Ferreira, as fragas, os fojos, as minas romanas, a Aldeia de Couce e a Capela de Santa Justa, entre outros. O Ultra Trilhos do Paleozoico terá 48 km, enquanto o Trilhos do Paleozoico soma 23 km.

Este é o primeiro de quatro eventos de trail running que integram o Circuito dos Trilhos de Valongo, projeto lançado em fevereiro pelo Clube BTT Valongo, o Grupo Dramático e Recreativo de Retorta, o Grupo Dramático e Musical de Campo e o Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos, apoiados pela autarquia. Seguem-se o “Trail dos 4 Caminhos”, a 5 de junho, o “Trail de Santa Justa”, a 31 de julho e o “Trail Noturno”, a 10 de dezembro.

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar