0
Maratona: Porto quer bater recordes

maratona

A organização da 12.ª Maratona do Porto, marcada para o próximo dia 8 de novembro, quer conquistar o recorde da distância em solo português, atualmente nas 2:08.21 horas. “Estamos a trabalhar a marca para as 2 horas e 07 minutos”, disse ontem Jorge Teixeira, da Runporto, na apresentação da prova, que contou com os autarcas dos concelhos atravessados (na foto, Rui Moreira, do Porto). “Uma situação que, se vier a acontecer, é motivo de orgulho e será certamente motivo de primeira página dos periódicos do nosso país”.

Para o objetivo, “estão quatro fundistas convidados, com máximos pessoais abaixo de 2:08 horas, liderados por Gilbert Kollum Yegon (cuja marca é 2:06.18). Haverá também um lote de atletas estrangeiros em estreia e cheios de ambição de que esta corra da melhor maneira”, adiantou Jorge teixeira.

Outro recorde almejado pela Maratona do Porto é a de levar mais atletas até à meta. No ano passado, terminaram a prova 4041 pessoa, um recorde nacional. A ambição é passar este ano os cinco mil finalizadores. E conseguir, com a Family Race (15 km) e a caminhada (6 km), juntar 15 mil participantes.

Para Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, este evento é um grande motivo de orgulho e prova a poplaridade da prática. “Hoje são milhares de pessoas em todos os país que todos os dias praticam a modalidade”, estimando-se em “meio milhão” aqueles que diariamente correm”.

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar