0
Corrida Helpo, um convite ao sorriso

mz4.696

O atleta Francis Obikwelu e os modelos Ricardo e Pedro Guedes vão participar, no próximo dia 31, na quinta “Corrida solidária internacional a favor da erradicação da pobreza”, que este ano envolve seis cidades de Portugal, S. Tomé e Moçambique.

Iniciativa da Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Helpo e realizada em parceria com o Núcleo de Atletismo de Alcabideche e o Complexo Desportivo do Jamor, na corrida deste ano, que começa às 10 horas, participam as cidades portuguesas de Oeiras e Vila Real, a capital de S. Tomé e Príncipe e as cidades moçambicanas de Pemba, Nampula e Ilha de Moçambique, dos três países onde a associação desenvolve projetos.

“Em Moçambique e S. Tomé e Príncipe quem participa na corrida são os beneficiários dos projetos da instituição e as suas famílias, enquanto atores na luta pela erradicação da pobreza”, explica a Helpo, em comunicado.

Em Portugal, a corrida juntará os beneficiários dos programas e o atleta Francis Obikwelu, os modelos Ricardo e Pedro Guedes, bem como apoiantes da causa, entre os quais algumas figuras públicas, como António Perez Metelo, Paulo Bento, Ricardo Peres, Vera Kolodzig, Diogo Amaral e Rita Andrade.

A Helpo atua desde 2008 em Portugal, Moçambique e S. Tomé e Príncipe, tendo por objetivo “a promoção do desenvolvimento através do investimento na qualidade de vida das crianças e no meio educativo”. O trabalho desenvolvido em 35 comunidades passa pela construção de escolas, poços, bibliotecas, centros de nutrição, sistemas de aproveitamento das águas pluviais, entre outros, a que se junta a prestação de assistência ao nível da educação para a saúde, manutenção de higiene geral e higiene dentária, distribuição de alimentação, material escolar e desportivo.

A principal fonte de financiamento da associação é o “Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância”, que envolve atualmente cerca de quatro mil padrinhos e chega a mais de 12 mil crianças.

Para deixar uma ideia, deixámos aqui uma amostra daquilo que foi a corrida da Helpo no ano passado. Um convite ao sorriso.

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar