0
Juntos Contra a Fome em novembro

corrida_contra_fome_01

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apresentou ontem, em Lisboa, os contornos da 2.ª edição da corrida “Juntos Contra a Fome”, em que pretende juntar, na tarde/noite de 28 de novembro, cerca de 5000 participantes.

O anúncio foi feito pelo secretário executivo da CPLP, o diplomata moçambicano Murade Murargy, que destacou a iniciativa “nobre” resultante da parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e a Câmara de Lisboa, cidade onde decorrerá a corrida.

Na presença dos embaixadores dos “nove”, Murargy pedi-lhes que encetem esforços para repetir a iniciativa e a campanha nos respetivos países.

A segunda corrida – a primeira ocorreu em novembro de 2014 – terá duas versões, uma caminhada de 5km e outra, já a correr, de 10km, começando e terminando na Praça do Comércio, e visa angariar fundos para projetos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), esperando a CPLP conseguir angariar cerca de 35 mil euros.

Na primeira corrida, realizada em Cascais, a organização juntou cerca de 3000 participantes e angariou perto de 20 mil euros que, com o apoio de patrocinadores, permitiram avançar com o financiamento de dois projetos, um na ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, e outro na região de Cacheu, litoral norte da Guiné-Bissau.

Desta vez, disse hoje o diretor de Cooperação da CPLP, Manuel Lapão, espera-se que o próximo projeto a apoiar – há mais 12 – possa ser em S. Tomé e Príncipe, onde a Associação HELPO elaborou uma proposta ligada à nutrição e saúde escolar.

Nos quatro sábados anteriores à corrida, que começará às 17 horas, a CPLP disponibiliza vários técnicos para os participantes poderem treinar. As inscrições abriram ontem.

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar