0
Meia-maratona junta 13 mil no Porto

marato696

A organização da Meia-Maratona do Porto estima juntar nas margens do Douro, no próximo dia 20, entre 13 mil a 15 mil inscritos oriundos de 38 países. Ou seja, mais 2000 atletas do que no ano passado em relação à edição passada.

“Os números continuam a crescer. A prova do próximo ano já tem 400 atletas holandeses e alemães inscritos. Esta meia-maratona tem cada vez mais ingredientes para colocar o Porto no mapa-mundo do atletismo mundial”, disse Jorge Teixeira, da Runporto, na apresentação do evento.

A surpresa da 9ª edição está num desvio de percursao da mini-maratona de 6 km: parte dom os 21 km da ponte do Freixo e chega ao jardim do Fluvial, mas desvio para a ponte Luís I até à cidade vizinha de Vila Nova de Gaia.

Entre os atletas confirmados destacam-se os quenianos com recordes pessoais a menos de uma hora Ezekiel Chebii e Bernard Kipyego, que venceu esta prova em 2014, e o regresso ao Porto do vencedor de 2013, o também queniano Samuel Ndungu, detentor de um recorde pessoal de 1:00.55 horas. A japonesa Misaki Kato, que foi segunda na meia-maratona de Osaka, e as quenianas Monica Jepkoech e Pamela Rotich completam o leque de elite confirmado.

Rui Pedro Silva, José Moreira, Rui Pinto (Benfica) e Licínio Pimentel (Sporting) são os atletas portugueses que se destacam, enquanto no setor feminino destacam-se Sara Moreira (Sporting), Vanessa Fernandes, Vera Nunes, Catarina Ribeiro e Silvana Dias (Benfica).

Com 79 anos, Pacheco Lopes será o corredor mais experiente em prova no campo masculino, enquanto Engrácia Ferreira, de 66 anos, é a mulher inscrita mais velha.

Os preços de inscrição para esta prova variam entre os cinco e os 20 euros, sendo que a instituição que beneficiará da recolha de fundos que marca esta 9.ª Meia-Maratona do Porto será os Bombeiros Voluntários do Porto.

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar