0
Porto City Race: da zona oriental à Pasteleira

porto

A quarta edição da Porto City Race, prova internacional de orientação pedestre urbana, promete levar os participantes a novos cantos da cidade, no último fim de semana de setembro. O sucesso da prova do ano passado, que incluiu uma etapa noturna através do miolo do centro histórico, garantiu para este ano a participação de atletas de várias nacionalidades, entre eles corredores vindos de Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Suécia, Noruega, Lituânia, Turquia, Bélgica e a República Checa.

Organizado pelo Grupo Desportivo dos Quatro Caminhos e pela Federação Portuguesa de Orientação, em parceria com a autarquia, a Porto City Raceé pontuável para o City Race Euro Tour, que conta com provas em Antuérpia, Londres, Cracóvia, Sevilha e Barcelona. E divide-se em três etapas: no dia 25, a Foz Velhas recebe uma corrida noturna nas suas vielas e becos; a 26, a atividade transfere para a zona oriental da cidade, para o ainda muito esquecido Parque de S. Roque, que acolhe uma prova de sprint; no mesmo dia, corre-se a última prova da Taça de Portugal de Orientação Adaptada, no espírito inclusivo da modalidade; por fim, a 27 a prova rainha vai descobrir a zona da Pasteleira, “percorrendo parques, zonas residenciais e bairros sociais, levando o desporto a locais não muito habituais”, como realça a organziação.

Para quem ainda não sabe o que é a orientação – a corrida de bússula e mapa na mão, aqui fica, em imagens, a edição da Porto City Race de 2014, e aqui uma reportagem feitas com dois dos melhores atletas nacionais.

Para quem estiver na região de Viseu, há este fim de semana uma oportunidade para conhecer e, se quiser, experimentar a corrida de orientação. Partindo do sucesso da experiência no Porto (onde já mapas de orientação turísticos, com percursos assinalados), a comunidade resolver promover a corrida em centros históricos em várias outras cidades. Depois de Braga, Vila do Conde, Barcelos e Penafiel, Viseu recebe a quinta e penúltima etapa do circuito nacional Portugal City Race. Com uma vantagem: decorre paralelamente à Feira de S. Mateus, mais um motivo para justificar o passeio. A última etapa é a do Porto.

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar