Paulinho é campeão mundial dos 10km

  
Paulinho conseguiu: oficializou o recorde do mundo dos 10 km entre pessoas com Síndrome de Down, na Corrida Popular da Costa Nova, no passado fim-de-semana. Correu-os em 52m10s, batendo a sua própria marca de 53m33s, que só não era oficial porque carecia da homologação pela Federação Internacional de Desporto para Pessoas com Síndrome de Down. 

Paulo Henriques Foi claramente a estrela da prova que levou algumas centenas de atletas até à Costa Nova, numa corrida rápida por ser absolutamente plana.

Contra todas as evidências científicas, o atleta de Ílhavo, com 34 anos, consegue cumprir distâncias longas, normalmente vedadas pelas sua condição, que está normalmente associada a cardiopatia que desaconselham o exercício prolongado. Não só é recordista mundial dos 10km, como o é dos 21km (conseguidos na Meia Maratona do Douro Vinhateiro). Antes disso, Paulinho já se sagrará campeão do mundo dos 1500 metros entre os atletas com Síndrome de Down.

“O Paulo sabe que ganhar não é chegar em primeiro lugar. Sabe que tem uma condição diferente. Ganhar é ser o primeiro dos diferentes”, contou-nos José Henriques, irmão e tutor de Paulinho, aquando do recorde dos 21km. José realça em Paulinho a extraordinária capacidade de concentração para o treino e a motivação. E recorda um episódio que descreve a alma do irmão: depois de chegar a Portugal com a medalha dos 1500, Paulinho foi, em calções e mangas cavas, levá-la à campa da mãe falecida pouco depois de ele a conquistar. Sozinho. Encontrou-a pela fotografia. “A grande vitória não é o Paulo bater recordes do mundo. É ser a pessoa que é”. 

I.C.

Foto João Pena Rebelo

2 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar

  • Joaquim Miguel

    20.7.2015

    Excelente exemplo para reflexão,séria, dos pró-abortistas(eugénicos) no caso da Trissomia 21….E a minha pergunta ancestral:porque razão se abortam fetos com Trissomia 21,sem malformaçãoes incompatíveis com a vida extra-uterina?

  • Joaquim Miguel

    20.7.2015

    Excelente exemplo para reflexão,séria, dos pró-abortistas(eugénicos) no caso da Trissomia 21….E a minha pergunta ancestrar.poreque razão se abortam fetos com Trissomia 21,sem malformaçãoes incompatíveis com a vida extra-uterina?