Escola Rosa Mota renasce em setembro

rosa mota2696

O sonho volta a tornar-se realidade: Rosa Mota, campeã olímpica e recordista portuguesa da maratona, vê reabrir em setembro a escola de atletismo com o seu nome, obra do Centro de Atletismo do Porto (CAP) que a formou. Funcionará inicialmente nas instalações cedidas por um agrupamento escolar, mas, a prazo, o projeto é regressar ao berço: a pista do Inatel, que a autarquia tomou em  mãos e deverá ter pronta para uso público em 2016. Para tornar “sustentável” a concretização do sonho, o CAP terá nas marginais de Vila Nova de Gaia e do Porto a estreia da Corrida Portucale, no próximo dia 12.

“Esta escola não é só para formar campeões. É para combater a obesidade infantil e tirar os meninos de casa e da dependência do computador”, disse Rosa Mota, na apresentação da corrida de que será madrinha, recordando a aprendizagem do respeito e da determinação que o desporto traz aos mais pequenos. “Queremos formar campeões do dia a dia”.

O Inatel foi o local de trabalho ao longo de décadas, a Rosa treinou lá”, recordou António Ferreira, dirigente do CAP, lembrando que “o atletismo de pista no Porto está carente”. E por atletismo de pista entende-se “aquilo que vemos nos jogos olímpicos”. A escola terá António Flor como diretor técnico.

A Corrida Portucale “servirá como pilar e ponto de partida” para a Escola Rosa Mota e representa o renascimento do CAP, “naquilo que mostrou saber bem: uma prova de estrada”, diz a atleta. Terá um percurso de 10 km, metade em cada margem, estreando o atletismo na renovada avenida Gustavo Eiffel (em direção ao Freixo). Foi pensada para 15 km, mas as obras na marginal do Freixo obrigaram a adiar prova para este mês, fazendo-a coincidir com a abertura do Europeu de Vela Forty Niner na Afurada, o que impedia o prolongamento do percurso para lá da Arrábida. Para o ano, estão prometidos mais 5 km e uma data em que o calor não deverá ser obstáculo, em maio, mês de aniversário do CAP.

Ivete Carneiro

 

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar