Corrida-protesto em Faro

palp696

E se correr fosse uma forma de protesto? A praia de Faro acolhe no próximo domingo uma marcha-corrida contra a exploração de petróleo no Algarve, explicou hoje à Lusa um dos membros da Plataforma Algarve Livre de Petróleo.

“O objetivo é mais uma vez procurar mobilizar e sensibilizar as pessoas para um problema com que o Algarve se vai deparar”, explicou João Eduardo Martins, observando que a primeira intervenção de extração de hidrocarbonetos na costa algarvia está agendada para outubro. A plataforma quer esclarecimentos sobre todo o processo, perceber se está em causa a extração de petróleo ou de gás natural e conhecer os termos acordados nos contratos com as empresas de exploração, os estudos realizados sobre o impacto desta atividade na região (de alta intensidade sísmica) em termos ambientais, turísticos e económicos e as contrapartidas para o país.

A marcha-corrida tem início às 16 horas na entrada da praia de Faro, mas a organização preparou ainda um percurso para caiaque em que o ponto de partida é o posto náutico das docas de Faro pelas 14h30. No final, os participantes vão reunir-se para um convívio onde será debatida a necessidade de fazer do Algarve uma região sustentável do ponto de vista ambiental.

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar