0
Ester e Nuno são campeões nacionais de skyrunning

ester sky696

Os atletas da Desnível Positivo Ester Alves (Salomon) e Nuno Silva (Berg) sagraram-se campeões nacionais da ultramaratona de skyrunning, sendo os primeiros portugueses a cortar a meta da Ultra SkyMarathon Madeira, no passado fim de semana. A prova é a única etapa portuguesa das Skyrunner® National Series Spain, Andorra & Portugal e contou, nesta segunda edição, com um elenco de luxo.

O inglês campeão do mundo de trail running Ricky Lightfoot, com 6h09, e a americana campeã mundial de skyrunning Stevie Kramer (7h33) , da Salomon Internacional, foram os vencedores da maior distância, 55km com 4000 m de desnível positivo. Ester seria a segunda mulher, com 8h14 de pova, quase sempre no encalço de Stevie, apenas perdendo terreno para a força trepadora de Stevie a partir do Pico Ruivo. “Foi uma prova mais dura que o ano passado, choveu durante toda a noite deixando o piso lamacento e perigoso, não criei muitas expetativas, pois estão aqui as maiores estrelas da modalidade”, contou a portuguesa, dizendo-se “feliz com o resultado”. Cortando a meta em Santana às 6h24 de corrida, o português Nuno Silva foi terceiro da geral.

A prova organizada pelo Clube Aventura da Madeira e pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal contou ainda com a Santana Sky Race, de 21km para 1350m D+ (vencida por Marco Silva e Carla Leite, em 1h53 e 2h48, respetivamente), e a Mini Sky Race (13km, 400m D+). Para lá de dar o gosto aos duros da corrida de montanha, a Ultra SkyMarathon Madeira pretende ser uma promotora da região, na sua vertente natural. Santana, no norte da ilha da Madeira, é reconhecida desde 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.

O Skyrunning nasceu no início da década de 1990 e desenvolveu-se um pouco por todo o mundo, com destaque para França e Itália (que têm os picos mais altos da Europa) e com extensões até aos pontos mais altos da Ásia, nos Himalaias, e de África, no Quénia.

I.C.

(Foto Paulo Abreu)

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar