0
Tudo a posto para a única etapa nacional das Skyrunner Series

 sky3696

É a única prova portuguesa do calendário de seis ultras Skyrunner National Series Spain, Andorra & Portugal e acontece já este fim-de-semana, dias 13 e 14, na belíssima localidade de Santana, na Madeira. A uma semana da prova, tinha 946 inscritos nas três distâncias, vindos de 14 países diferentes

E a Ultra SkyMarathon Madeira promete dar que falar: terá na linha de partida a campeã do mundo de skyrunning, a americana Stevie Krem, bem como a italiana Alessandra Carlini, que irrompeu em força no mundo do skyrunning há dois anos, com a vantagem de estar adaptada a distâncias longas. Serão, está garantido, dois enormes estímulos para a campeã nacional desta modalidade de corrida de montanha e recente vencedora do Madeira Island Ultra trail, Ester Alves, título que conquistou sem espinhos, apenas uma semana depois de se ter sagrado a melhor portuguesa de sempre no Ultra Trail du Mont Blanc, no verão passado, com um excelente oitavo lugar.

primeiros696

(Os vencedores 2014)

Do lado dos homens, o atleta britânico Ricky Lightfoot, campeão do mundo de trail pela International Association of Ultrarunners, o atleta marroquino Zaid Ait Malek e basco Aritz Egea (ambos grandes nomes da famosíssima Zegama-Aizorri, no País Basco) prometem dar que lutar aos portugueses Nuno Silva, Luís Fernandes (vencedor em casa do MIUT) e Manuel Faria (também madeirense e vencedor da Ultra SkyMarathon de 2014). Tudo isto debaixo do olhar atento do fotógrafo internacional de trail running, Ian Corless.

A prova organizada pelo Clube Aventura da Madeira e pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal conta com três distância. A principal é Ultra SkyMarathon Madeira, com 55km, 4000m de desnível positivo e 141 inscritos, e irá apurar ocampeão nacional na distância de ultramaratona de Skyrunning. Seguem-se a Santana Sky Race, 21km para 1350m D+ e 352 participantes e a Mini Sky Race (13km, 400m D+ e 452 corredores).

Para lá de dar o gosto aos duros da corrida de montanha, a Ultra SkyMarathon Madeira pretende ser uma promotora da região, na sua vertente natural. Santana, no norte da ilha da Madeira, é reconhecida desde 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO.

O Skyrunning nasceu no início da década de 1990 e desenvolveu-se um pouco por todo o mundo, com destaque para França e Itália (que têm os picos mais altos da Europa) e com extensões até aos pontos mais altos da Ásia, nos Himalaias, e de África, no Quénia.

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar