0
Ester Alves entre as favoritas da Transvulcania

EsterAlves_Salomon_Suunto696

É uma estreia para Ester Alves e começa logo com nota de honra. A atleta portuguesa da Salomon Suunto foi convidada a alinhar na partida da Transvulcania, uma das provas de referência da ISF Skyrunner World Series, na ilha de La Palma, nas Canárias. É dada como favorita, ao lado de atletas com títulos mundiais como Emelie Forsberg (vencedora em 2013) e Anna Frost (vencedora em 2102 e 2014). O site I run far recorda o palmarés recente da atleta de Vila do Conde: o oitavo lugar no Ultra do Monte Branco, em 2014, o sexto na Transgrancanaria, em março, a vitória no Madeira Island Ultra Trail, em abril, e, no fim de semana passado, o primeiro lugar nos 70 km do Peneda-Gerês Trail Adventure, que fez como treino para as Canárias. A “força da natureza”, como a apelidámos aqui, em setembro passado, tem nas mãos o desafio do calor, para o qual não fez preparação. Aliás, a prova não estava, sequer, no calendário da atleta e só surgiu após o sucesso na Transgrancanaria.

A prova dos nove será dada este sábado, dia 9 (ora), a partir das seis da manhã. A Plátano de Canarias Transvulcania Ultramaratón inicia as Skyrunner National Series Spain, Andorra e Portugal. Em números secos, são 73,3 km e um nadinha de 8.525 metros de desnível positivo. Entre os homens da elite mundial (Luis Alberto Hernando, Dakota Jones e Miguel Heras) está o português Carlos Sá.

Ester alves diz sentir-se “privilegiada” por competir entre a elite mundial. Admite a pressão, o desgaste acumulado da Transgrancanaria e da Madeira e o receio de não se superar. Mas tem um objetivo: erguer as Quinas entre as cinco primeiras.

Ivete Carneiro

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar