Saiba por que é que uma maratona dói

Uma maratona é o pé a bater no chão durante 42 km e uns trocos. É incontável o número de vezes que isso significa. E daí resultam dois tipos de impactos, explica-nos o professor catedrático de Fisiologia da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto: um mecânico e outro fisiológico. Ao mecânico (a carga sobre os ossos, as articulações, os músculos e os tendões), o corpo responde inflamando, enquanto a resposta fisológica ao exercício intensivo é… a inflamação. É isso que dói passados dois dias. Na semana em que mais de 200 portugueses estão em Paris a massacrar o corpo, fica a explicação.

6 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar

  • Francisco Pereira

    14.4.2015

    O cara vem e fala mal dos portugueses. Daí vem o portuga e fala de “bunda” de colonizado ser burro e blá, blá, blá. Penso que cá, como aí, tá todo mundo precisando ler um livro de história. Uma ofensa não justifica a outra.

  • João Egidio

    14.4.2015

    Olá Amigos sou brasileiro e também profundo admirador de nossos coirmãos Portugueses e do belo país que é Portugual (sua história, tradições, cultura, povo).
    Infelizmente no Brasil temos muitos desses “Jarreth”. Comentários como o que essa pessoa da alcunha Félix Jarreth fez são comuns mas não representa a totalidade, no meu caso discordo com o ilustre anencéfalo e dou os parabéns pela matéria que obviamente possui credenciais científicas com uma linguagem propícia a educação de todos inclusive dos menos instruídos como também obviamente deve ser o caso de Félix Jarreth.
    Como brasileiro devo dizer que não somos todos assim. Parabéns pelo vídeo…Muito útil e informativo , excelente qualidade técnico-científica e de ótima apresentação.

  • Frederico Almendra

    13.4.2015

    Oh Félix, um comentário vindo do Pais da Ordem e progresso em que so a bunda tem sucesso não tem que falar de inteligencia. Se brasileiro fosse inteligente tinha colonizado e nao tinha sido colonizado. Preocupa-te com o teu pais e o povo que votou todo na Dilma que por cá os nossos especialistas trabalham para vos explicar porque é que o vosso pais esta de tanga

  • Manuel Cunha

    13.4.2015

    Ó FÉLIX JARRETH – Comentário típico de Brazuca, com o complexo de colonizado, este fulano não se apercebe que só no Brasil é que gozam com os Portugueses… tem a mania de renegar as origens, no facebook , zurze em tudo quanto é Brasileiro, “escreve em Inglês e ainda por cima tem no sobrenome “jarreth” que é o nome da Empresa onde trabalha em Bruxelas, só para não se aperceberem das origens. Coitadinho do Brazuca que fugiu da selva lá do sul do Brasil e veio para a Europa armado aos cágados… vai te encher de moscas ó Felix… vai chamar burro à grande P.Q.T.P.

  • Ricardo Leite

    13.4.2015

    O Felix devia vir a Portugal e aprender um pouco sobre o país

  • Félix Jarreth

    12.4.2015

    Caramba! Se o “especialista” não explica porque dói correr uma maratona, ninguém iria saber.
    E os portugueses se irritam todos quando fazem piadas sobre a famosa ” inteligência” lusitana.
    Com todo o dinheiro que a UE pôs em Portugal, os portugueses continuam “inteligentes” e beatos… Haja folego”