0
Lidador: um trail com mais estrelas do que o céu

estrelas2.696

A ideia já era apelativa: correr de noite por trilhos em que já corremos de dia, trilhos desenhados a regra e esquadro por quem fez das matas do concelho da Maia o seu quintal de treinos. É o Trail Terras do Lidador by Night, 17 km divertidos e acessíveis, num “carrossel” de natureza. Pois bem, José Moutinho, o criador, receou que a noite estivesse encoberta e decidiu garantir, ele mesmo, as estrelas: na partida da pequena corrida de montanha marcada para as 21 horas do dia 4 de abril estarão as glórias do atletismo da altura em que o atletismo era só de glórias e não de massas.

“Também sou desse tempo”, sorri José Moutinho (o homem da Confraria Trotamontes, o ideólogo por detrás da massificação do trail em Portugal, o mentor da ultra na Serra da Freita e da Geira Romana, no Gerês), maiato que resolveu desenvolver uma corrida na improvável Maia só porque é a terra dele. Antes dele, já os trilhos tinham sido pisados numa prova noturna com animação fantasmagórica, a cargo de Ricardo Bomtempo. Esta será apenas brilhante.

“Havia um vazio. Hoje em dia, as provas procuram padrinhos. Sendo de noite, tinha que ser uma coisa estrelada. Então pensei: e por que não homenagear as estrelas dos anos 1980 e 1990, dessas da altura em que não havia trail?”

estrelas696

Estava ditado o desafio. Poucos dias depois, José Moutinho já 16 presenças confirmadas. Vamos lá ver quem tem estes nomes na memória: Carlos Pereira, Juvenal Ribeiro, David Tavares, João Paulo Valente, Marta Moreira, Luís Fernando Pinhal, Fernando Cunha, Mónica Gama, Elísio Rios, Henrique Crisóstomo, Guilherme Alves, Rosa Oliveira, Ana Paula Oliveira, José Regalo, Carlos Monteiro… Pelo meio temos recordistas nacionais, pódios em maratonas internacionais, medalhas de ouro em campeonatos. “São todos credenciados”.

José Moutinho espera reunir mais de duas dezenas de estrelas. Para “apresentá-los ao pessoal mais novo”. Festa garantida. O resto são 17 km com espaço nas pistas de terra e arvoredo. “As pessoas ainda se retraem muito a correr de noite”.

Ivete Carneiro

estrelas3.696

 

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar