0
Dois dias de trail em Santo Tirso

stut696

A Câmara Municipal e o Núcleo Associativo de Santo Tirso (NAST) juntaram-se na organização de uma festa do trail no território do concelho. À volta da prova maior de 48 km, que acontece no dia 15 de fevereiro, foram pensados vários percursos, para poder servir um público mais variado.

“A nossa intenção é que todos, sem exceção, independentemente do ritmo, possam vir conhecer as paisagens de Santo Tirso, e desfrutem do muito que a natureza do nosso concelho tem para oferecer”, disse o presidente da câmara, Joaquim Couto, na conferência de apresentação do Santo Tirso Ultra Trail (STUT). O autarca apontou a “grande satisfação” com que apoiou a promoção de um evento “pensado para um público muito variado, e que, no caso das provas para crianças, à componente desportiva associa ainda uma vertente pedagógica e ambiental”.

Entre os vários atletas nacionais de trail a participar no STUT, marcou presença na apresentação o tirsense Diogo Fernandes, que manifestou orgulho em poder “correr em casa”, acreditando que Santo Tirso tem os “melhores trilhos nacionais”. Diogo foi o vencedor do Trail do Jesuíta, a primeira prova oficial de corrida de montanha organizada em trilhos tirsenses, no ano passado. Este ano, com organização e perfil de prova diferentes, a começar pela distância, o evento tem também confirmada a presença da melhor atleta portuguesa de trail, Ester Alves, da equipa Salomon Suunto Portugal.

No sábado 14, os trilhos são para os mais pequenos, com provas gratuitas, divididas em quatro escalões etários: dos 5 aos 7, dos 8 aos 10, dos 11 aos 13 e dos 14 aos 16 anos. A partida é no Parque Urbano da Rabada,  a partir das 15 horas, para distâncias dos 500 aos 2000 metros. Já no domingo, a prova arranca às 8.30 horas do Pavilhão Municipal. Além dos 48 km do STUT, que percorre trilhos em Santo Tirso e Paços de Ferreira, com um desnível de 2000 metros, haverá o Santo Tirso Trail (STT), com 21 km e 800 metros de desnível. Isto além da caminhada de 12 km. A organização espera 1100 participantes nas várias provas. A inscrição (www.nast.pt) inclui almoço.

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar