Fernanda Ribeiro estreia escola de atletismo

fernanda3.696

Era um sonho muito concreto e bem definido, porquanto lhe vinha do sofrimento que foi ser atleta de alta competição. A portuguesa mais medalhada de sempre na modalidade está a ver o sonho tornar-se realidade: nasce esta semana a Academia de Atletismo Fernanda Ribeiro, na Maia.

“Sempre sonhei ter uma escolinha de atletismo. Nunca quis ser treinadora. Sofri muito e não queria ter que pôr ninguém a sofrer o que sofri”, diz-nos a atleta, que preferiu entregar essa tarefa a técnicos credenciados.

Fernanda Ribeiro dá o seu próprio exemplo. Começou a correr aos 9 anos, com o pai como treinador, ele que nunca fora treinador. Fernanda não se lamenta. Foi o pai que ajudou a atleta a chegar onde chegou: campeã olímpica, campeã do mundo, bi-campeã da Europa. Mas admite que houve erros, como “correr uma meia maratona com 12 anos…”

“Neste momento temos pessoas que percebem, com formação” e são essas que vai colocar à disposição de todos quantos procurem a Academia. A começar por crianças dos 7 aos 16 anos, com plano de treinos a acompanhar o ano letivo, no horário pós-escolar e ao sábado, e a promessa de atividades lúdicas e pedagógicas nas férias. Mas direcionado também a adultos que procurem acompanhamento no treino.

A Escola de Atletismo Fernanda Ribeiro vai funcionar no Estádio Prof. Dr. José Vieira de Carvalho e na Escola Secundária da Maia. Porquê a Maia? Fernanda, natural de Penafiel, foi escolhida pela Maia para ser madrinha da Cidade Europeia do Desporto e aí tem o apoio da autarquia e uma pista com excelentes condições. “Posso dar as melhores condições a quem vier”, além de que tem condições para alargar o leque de modalidades, como os saltos e os lançamentos. Por fim, a atleta aponta o “carinho” pelos ares que testemunharam anos de treinos e recordes.

“Aceito toda a gente que queira praticar” e, admite, vê no futuro a hipótese de uma vertente de desporto adaptado. “Nós queremos fazer muita coisa”, incluindo dar formação a técnicos. “Já temos um protocolo com o Instituto Superior da Maia”. A prazo, o sonho é maior: ajudar quem tenha capacidade a percorrer “o difícil e demorado percurso desportivo até ao alto rendimento”. A cerimónia de abertura da Academia conta com as presenças do presidente do FC Porto – “Foi meu presidente durante 20 anos e foi com ele que ganhei as medalhas mais importantes” – e o ex-presidente da Federação de Atletismo, isto numa altura em que o atletismo de competição deixou de ser o que era e em que faltam clubes a apostar na modalidade. Estará o futuro nestas iniciativas mais pequenas? Fernanda Ribeiro quer acreditar que sim.

E, para abrir as hostilidades, Fernanda Ribeiro dá o nome à corrida que decorrerá dia 9 na cidade da Maia, com distâncias de 10km e 5km.

1 comentário

Leave a Reply

Faça login para comentar

  • Agostinho Couto

    27.10.2014

    A grande fernanda ribeiro sempre fostes e es ainda o orgulho de Portugal do povo portugues e em especial dos , portistas es parte da alma desta gente sempre foste humilde simples , de tudo isso se fez a tua ,,grandeza ,, aquele , sprint nos jogos olimpicos de seul na coreia que colminou com a medalha de ouro foi ,,uma coisa de outro mundo so ao alcanse de pessoa como ,, a nossa fernanda agora vais ajudar outros para que possam seguir os teus passos ,,, parabens fernanda pela atitude pela disponibilidade pelo carinho que tens por toda ,,essa gente boa ,,, gente boa de onde partiste para ,,grandes conquistas ,,grandes feitos ,,hitoricos sejas benvinda a uma terra que nunca abandonastes e que agora te recebe como filha , e como ,,,mestra bem haja pela tua atitude pelo teu esforso dedicacao , desejo-te muitas felicidades e sucesso gente do universo porto e assim