0
Armando teixeira lança KM vertical na Estrela

knverticala696

É uma edição zero, que pretende servir de antecâmara a uma prova maior. O ultramaratonista Armando Teixeira lançou-se na organização de provas e arranca já no próximo dia 5 de Outubro com um “KM vertical” no “único sítio do país” onde é possível fazê-lo regendo-se pelas regras internacionais: um desnível positivo de 1000 metros numa distância máxima de 5 km.

O encontro está marcado para a Serra da Estrela, que o atleta começa a conhecer quase como as próprias mãos. É lá que organiza os Trail Camps em que promove palestras e corridas livres de montanha. É lá que treina para as provas em que alinha, por ser ali que consegue meter nas pernas o maior desnível possível sem ter de sair do país.

O percurso parte do território do Alvoco da Serra, em Seia, e sobe até perto da Torre, utilizando um trilho de pastorícia antigo recentemente reabilitado. O KM vertical usará 3700 metros de um caminho com cerca de 8km.

“Esta é a edição zero. Em Maio de 2015 será incluído num fim de semana com uma prova grande que queremos que marque a serra da estrela como referência no calendário internacional”, contou-nos Armando Teixeira, que já criou os Trail Camps a pensar nesse evento que gostaria de ver reconhecido “daqui a três anos”. “O KM vertical não será a prova de referência, mas queremos que seja aquela que nos vai dar segurança em termos de gestão e organização” de um evento desta natureza. E o evento prometido é um ultra trail de 70 km, associado a uma distância mais curta e a uma caminhada. A única prova existente na Serra da Estrela é a corrida de 100 milhas Oh Meu Deus.

O KM vertical tem um limite de 150 inscrições, que custam 20 euros e podem ser feitas até ao dia 2 de outubro na Armando Teixeira Outdoor Events.

Ivete Carneiro

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar