0
Nozes e Lidador, dois trilhos para atrair gente nova

trailnozes696

São mais duas primeiras edições de uma modalidade com cada vez mais adeptos. E acontecem no Grande Porto, com 15 dias de intervalo. O Trail das Nozes, em Gondomar, e o Trail Terras do Lidador, na Maia, organizados por corredores habituados, foram pensados para atrair e incentivar aqueles que não conhecem ainda o espírito do trilho.

Trail das Nozes

A ideia foi associar o desporto às festas das Nozes, a tradicional romaria que enche Gondomar no início de outubro. Luís Pereira, o nome por detrás dos já marcantes Trilhos do Paleozoico, nas serras de Santa Justa e Pias, em Valongo, aceitou o desafio de desenhar uma corrida por trilhos da terra dele. E garante que não replicou a dureza do Paleozoico para não afugentar ninguém.

“Decidi fazer uma coisa mais soft para incentivar à prática do trail. Digamos que é para atletas de estrada que vêm pela primeira vez correr em trilhos. E já tenho vários deles inscritos”, contou o atleta ao JN Running. Um chamariz? “Há vinho doce e nozes no abastecimento”.

A prova decorre a 5 de outubro, arranca do Pavilhão Multiusos de Gondomar para percorrer trilhos das serras do Castiçal e das Flores (S. Cosme, S. Pedro da Cova, Foz do Sousa e Gens) e tem duas distâncias: 12 km com 400 metros de desnível positivo (D+) e 23 km com 800 metros de D+. Associado há o “Trail dos pequeninos”, um circuito fechado no Seminário dos Capuchinhos, no sábado 4 de outubro, com distâncias dos 500 aos 1500 metros em função da idade. E há uma caminhada de 6 km.

Até 27 de setembro, as inscrições ficam por 10 e 12 euros para as corridas e são gratuitas para os pequeninos. Podem ser feitas aqui.

´trailidadorb696

Trail Terras do Lidador

Faltava à Maia, Cidade Europeia do Desporto, uma incursão pelo trail running. José Moutinho, organizador veterano de míticas corridas por trilhos de montanha, como a que percorre a Serra da Freita, em Arouca, é habitante da Maia e achava que faltava qualquer coisa “em casa”. Desafiou a autarquia e a autarquia aceitou.

No dia 19 de Outubro, o Parque Urbano do Avioso serve de linha de partida para o 1.º Trail Terras do Lidador que, como o nome indica, vai atravessar as terras do Lidador, por trilhos do concelho da Maia e da Trofa e com passagem por sítios incontornáveis como o Castro de Alvarelhos.

O trilho é classificado como fácil e conta com um desnível acumulado de 800 metros. “Há subidas, mas são curtas”, garante a atleta Flor Madureira, da Confraria Trotamontes. Para aqueles que ainda receiam uma distância de 18 km há ainda uma “caminhada” de 8 km. Distância propositadamente curtas, porque mais longo poderia ser monótono, dado o terreno, e porque, “como já existe tanto ultra trail”, os promotores querem “atrair pessoas que estão na transição da estrada para a corrida na natureza”.

A partida é dada às 10 da manhã, sendo certo que quem fica no Avioso pode contar com atividades como sessões de zumba e insufláveis para os mais pequenos. As inscrições estão a 10€ e 5€, respetivamente, na Confraria Trotamontes.

Ivete Carneiro

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar