0
João Colaço 13º no Tor des Géants

colaço696

 

João Colaço foi o primeiro português a cortar a meta do Tor des Géants, que arrancou dia 7 de setembro de manhã no Vale da Aosta, Alpes italianos. Chegou em 13º lugar da geral a Courmayer, às 3h51 locais de quinta-feira, após quase 88h51 horas de prova. Quanto ao atleta da Salomon-Suunto Portugal, Armando Teixeira, que liderou os portugueses até quarta-feira à tarde e chegou a estar em 9º lugar, cortou a meta em 19ª posição, com 92h31 de prova.

A corrida de 330 km foi ganha por Franco Colle. O italiano cortou a meta às 9h49 de quarta-feira, após mais de 71 horas de prova. O segundo finisher chegou quase cinco horas depois. A primeira mulher a chegar ao final foi a francesa Emilie Lecomte, às 23h53 de quarta-feira. Lionel Trivel, que esteve na frente da prova até à madrugada de quarta-feira, ficou atrás dos dois portugueses, numa prova que premeia muito a correta gestão do tempo e do esforço.

Quanto ao outros portugueses que alinharam neste desafio, Jorge Mimoso terminou às 9h26 de sábado, em 338º lugar, com 143h26 de prova. Hélder Martins abandonou na madrugada de quinta-feira, depois de Pedro Gonçalves e Célia Azenha terem saído da corrida no segundo dia.

De realçar a prestação de Joaquim Sampaio. Tem 67 anos e foi forçado a desistir na quarta-feira de manhã, após 200 km, devido a uma lesão musucular. Abandonou feliz e com a promessa de regressar dentro de três anos para concluir a prova na frente dos mais de 70.

A prova percorre os maiores picos alpinos e tem 50 mil metros de desnível acumulado. É considerada a mais dura prova de trail do mundo, para a qual os corredores têm um tempo limite de 150 horas.

Leia mais sobre o Tor des Géants.

Ivete Carneiro

0 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar