Runkeeper e Endomondo, as apps de corrida favoritas

imore_running_jogging_iphone696

O advento dos smartphones parece ter transformado a corrida em mais uma espécie de rede social. Com a multiplicação das aplicações de apoio à corrida, a que nem as grandes marcas de calçado desportivo escaparam, criaram-se um sistema de redes de “amigos” corredores. Porque já não basta medir as próprias performances: é preciso partilhá-las com o mundo, é preciso compará-las com a dos “amigos”, é preciso fazer de uma simples saída para desentorpecer as pernas e a alma uma autêntica participação numa prova.

boneco1696

Como em tudo, regra geral, vence quem é pioneiro. Com as apps de corrida não parece ser diferente. Numa muito informal consulta à comunidade de corredores portugueses através da página do Facebook Portugal Running, que conta com mais de sete mil membros, foi fácil perceber a popularidade das primeiras aplicações de que se ouviu falar. O Runkeeper e o Endomondo são as ferramentas favoritas para quem corre com o telemóvel no braço: recolheram, respetivamente, 25% e 22% das preferências. De notar que há cada vez mais corredores que não se ficam pelas aplicações e sobem a parada para os elaborados relógios com GPS… mas continuam a transferir dados das corridas para as aplicações móveis com que começaram a registar a sua evolução.

boneco2

O Nike + Running e o Strava são as escolhas que se seguem, com 13% e 12%, a primeira das quais começou por ser popular por permitir que os amigos mandem sinais de motivação durante a corrida, através de um like no Facebook. Já o Strava nasceu mais virado para o ciclismo.

Sobre o Runtastic e o Micoach Adidas recolhem cada uma cerca de 7% das escolhas e a Sports Tracker (que oferece a possibilidade de ver quem o está a usar, em tempo real, no pc) junta quase 5%, atirando as restantes aplicações para escolhas residuais (Map My Run, Ismoothrun, MyAsics e Polar Beat).

Numa rápida visita a cada uma das aplicações, a conclusão a tirar é que oferecem todas as mesmas funcionalidades, ou quase, sendo que a escolha dependerá, em muito, do facto de serem usadas no círculo de amigos. Ou muito simplesmente de terem sido a primeira experiência. A precisão não parece ser elemento diferenciador, até porque uns e outros acham a mesma aplicação perfeita ou totalmente falível.

boneco3

Novidade mais recente no mundo dos instrumentos de medição de desporto e, talvez por isso, ainda pouco referida é a aplicação Run Gap. Foi a salvação caída do céu para os indecisos que andaram a saltar de app em app e acabaram por perder o rasto ao percurso enquanto corredor: permite descarregar os registos de todas as ferramentas, incluindo os relógios, e agregar toda a atividade.

 

2 comentários

Leave a Reply

Faça login para comentar

  • Helder Vieira

    29.8.2014

    Uso o Sportstracker e é bastante bom.

  • Valter Fernandes

    29.8.2014

    Uso runkeeper e, até agora, nunca me deixou ficar mal. Impecável